terça-feira, 9 de junho de 2015

Visão clássica da responsabilidade social

Nos dias de hoje, é normal verificar que as empresas têm políticas de responsabilidade social e estão cada vez mais conscientes do impacto que têm na sociedade. Mas de acordo com a visão clássica da responsabilidade social, as empresas não tinham de levar a cabo qualquer tipo de política de responsabilidade social. As empresas deviam assim, procurar gerar o maior lucro possível.  
Como radical defensor desta perspetiva destaca-se o detentor do Prémio Nobel, Milton Friedman num artigo publicado em 1970, para o New York Times Magazine:

“Existe uma e apenas uma responsabilidade social das empresas – usar os seus recursos e aplicá-los em atividades projetadas para aumentar os seus lucos desde que elas se confinem às regras do jogo, que são envolver-se em competição livre e aberta, sem logro ou fraude”.

Felizmente, hoje são poucas as empresas que partilham desta opinião e tendem cada vez mais a desenvolver actividades no sentido de promover o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.


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