No dia 2 de Junho de
2015 o Continente apresentou a sua nova marca. Uma marca que pretende reunir
todas as suas iniciativas de responsabilidade social e desenvolvimento
sustentável.
Em comunicado, a empresa explicou que “A
Missão Continente é o culminar dos últimos 30 anos da marca, após a compreensão
de que o contributo do Continente para o país e para as comunidades deveria ir
para além da relação comercial com consumidores, fornecedores e parceiros”.
Ainda sobre esta nova
marca pode ser lido que a Missão Continente “divide as suas actividades em três
eixos estratégicos: consciente, comunidade e sorriso. Através da Missão
Continente Consciente, o Continente assume um compromisso para a construção de
um futuro sustentável e pretende contribuir para a adopção de comportamentos
mais conscientes do ponto de vista social, económico e ambiental, trabalhando
territórios tão diversos como a alimentação saudável, a produção nacional, o
consumo consciente e a sustentabilidade ambiental.”
Ao ler esta notícia,
lembrei-me de uma outra que fazia referência a uma carta escrita por um
trabalhador desta empresa. Nessa carta o trabalhador queixava-se do salário, da
precariedade, do trabalho não remunerado fora do horário de trabalho, entre
outras coisas. Não sei se esta carta é verdadeira ou não mas caso seja leva-nos
a pensar no que aprendemos sobre responsabilidade social e sobre a política que
as empresas adoptam para serem mais sustentáveis e responsáveis. Para que uma
empresa seja socialmente responsável, para além de ser ética nos seus negócios,
deve também preocupar-se com questões como: a saúde dos seus funcionários, não
deve discriminar os seus funcionários, deve respeitar o horário dos mesmos. Ou
seja, deve manter um sistema de gestão coerente.
Em suma, a responsabilidade
social empresarial consta na integração de preocupações sociais ou ambientais,
quer na gestão das organizações, quer na sua interacção com a totalidade dos clientes,
recursos humanos, autoridades locais, fornecedores, investidores e o público em
geral.
Termino
este comentário com o vídeo de apresentação da nova marca:
Nenhum comentário:
Postar um comentário