quinta-feira, 11 de junho de 2015

Missão Continente: A nova marca de Responsabilidade Social Portuguesa

No dia 2 de Junho de 2015 o Continente apresentou a sua nova marca. Uma marca que pretende reunir todas as suas iniciativas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
 Em comunicado, a empresa explicou que “A Missão Continente é o culminar dos últimos 30 anos da marca, após a compreensão de que o contributo do Continente para o país e para as comunidades deveria ir para além da relação comercial com consumidores, fornecedores e parceiros”.
Ainda sobre esta nova marca pode ser lido que a Missão Continente “divide as suas actividades em três eixos estratégicos: consciente, comunidade e sorriso. Através da Missão Continente Consciente, o Continente assume um compromisso para a construção de um futuro sustentável e pretende contribuir para a adopção de comportamentos mais conscientes do ponto de vista social, económico e ambiental, trabalhando territórios tão diversos como a alimentação saudável, a produção nacional, o consumo consciente e a sustentabilidade ambiental.”

Ao ler esta notícia, lembrei-me de uma outra que fazia referência a uma carta escrita por um trabalhador desta empresa. Nessa carta o trabalhador queixava-se do salário, da precariedade, do trabalho não remunerado fora do horário de trabalho, entre outras coisas. Não sei se esta carta é verdadeira ou não mas caso seja leva-nos a pensar no que aprendemos sobre responsabilidade social e sobre a política que as empresas adoptam para serem mais sustentáveis e responsáveis. Para que uma empresa seja socialmente responsável, para além de ser ética nos seus negócios, deve também preocupar-se com questões como: a saúde dos seus funcionários, não deve discriminar os seus funcionários, deve respeitar o horário dos mesmos. Ou seja, deve manter um sistema de gestão coerente.

Em suma, a responsabilidade social empresarial consta na integração de preocupações sociais ou ambientais, quer na gestão das organizações, quer na sua interacção com a totalidade dos clientes, recursos humanos, autoridades locais, fornecedores, investidores e o público em geral.

Termino este comentário com o vídeo de apresentação da nova marca:


Nenhum comentário:

Postar um comentário