sábado, 13 de junho de 2015

Conferência Rio+20


Em 1992, realizou-se no Brasil a primeira conferencia das Nações Unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Nesta conferencia foram assinados documentos muito importantes como a agenda 21 que é um documento onde está definido que os “governos devem participar e incentivar programas e projetos ambientais através de politicas que visam a justiça social e a preservação do meio ambiente”. Esta conferencia também teve um grande impacto porque pela primeira vez deram destaque a temas relacionados com o ambiente e com o desenvolvimento sustentável.

Passado 20 anos realizou-se também no Rio de Janeiro, a conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável. Esta conferência teve o nome de RIO+20 e foi uma oportunidade histórica para que líderes mundiais, cientistas, diplomatas, instituições internacionais, ONG’s chegassem a um acordo para definir estratégias que pudessem reduzir a pobreza, promover o emprego, energia e a utilização sustentável e justa dos recursos. Assim, o objectivo era construir a agenda do desenvolvimento sustentável para os próximos 20 anos e verificar se as estratégias que foram definidas nas conferências anteriores, foram compridas ou não e quais os seus impactos.

É importante referir que o desenvolvimento sustentável “satisfaz as necessidades do mundo actual sem comprometer o futuro das próximas gerações. É visto como o princípio orientador para o desenvolvimento global a longo prazo e tem como três pilares: o desenvolvimento económico, desenvolvimento social e a protecção ambiental.”
Os dois temas abordados nesta conferencia foram a “economia verde” onde pretendia-se definir metas e objectivos para incluir uma economia verde no contexto económico atual e o “quadro institucional para o Desenvolvimento Sustentável” onde se decidia quais as instituições que ficavam responsáveis para desenvolver estas novas politicas de desenvolvimento sustentável.

Esta conferencia teve um impacto muito grande nos meios de comunicação social, as expectativas estavam muito elevadas devido ao impacto que a conferência realizada em 1992 teve no mundo.
A verdade é que após a conferencia, foram várias as criticas que surgiram nos media, nomeadamente:
1.     A Rio+20 foi demasiado extensa, porque num só evento discutiram os problemas económicos, ambientais e sociais;
2.     Em 2012 a Europa estava a passar por uma crise económica e por isso os países mais ricos alegaram que precisavam do dinheiro para recuperar da crise;
3.     Para levar a cabo a prática da “economia verde” é preciso investir muito dinheiro e leva vários anos até obtermos resultados e por isso estas questões levam os países a abdicar de soluções mais sustentáveis.

Assim, podemos concluir que a eco92 foi  um encontro bastante importante onde os presentes finalizaram as negociações iniciadas nos anos anteriores e assinaram documentos importantes como a agenda 21. A Rio+20 não passou de uma discussão de ideias. Os governos deixaram o Rio de Janeiro sem definir metas e prazos para concretizar os planos de desenvolvimento sustentável.

Partilho convosco o vídeo institucional da apresentação da conferencia da Rio+20


Um comentário:

  1. Oi Sandrinha olha adoro o teu blog e o que públicaste mas tá parado, não pares!!! Bjs e continua sustentável Daniel Bernardo INP

    ResponderExcluir