terça-feira, 9 de junho de 2015

Visão clássica da responsabilidade social

Nos dias de hoje, é normal verificar que as empresas têm políticas de responsabilidade social e estão cada vez mais conscientes do impacto que têm na sociedade. Mas de acordo com a visão clássica da responsabilidade social, as empresas não tinham de levar a cabo qualquer tipo de política de responsabilidade social. As empresas deviam assim, procurar gerar o maior lucro possível.  
Como radical defensor desta perspetiva destaca-se o detentor do Prémio Nobel, Milton Friedman num artigo publicado em 1970, para o New York Times Magazine:

“Existe uma e apenas uma responsabilidade social das empresas – usar os seus recursos e aplicá-los em atividades projetadas para aumentar os seus lucos desde que elas se confinem às regras do jogo, que são envolver-se em competição livre e aberta, sem logro ou fraude”.

Felizmente, hoje são poucas as empresas que partilham desta opinião e tendem cada vez mais a desenvolver actividades no sentido de promover o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Instituto Ethos - Aula sobre Responsabilidade Social

Hoje partilho convosco um vídeo sobre responsabilidade social. Neste vídeo, o Dr. Jorge Abrahão, director -presidente do Instituto Ethos, dá uma aula sobre o que é o Instituto Ethos e a Responsabilidade Social.

“O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável”.




terça-feira, 12 de maio de 2015

Delta Cafés

A reputação é um conceito cada vez mais importante na gestão e planeamento das marcas, pois já deu provas que influencia os resultados das mesmas. Para Fombrun (1996) a “reputação corporativa é uma representação perceptual das acções passadas de uma empresa e das suas futuras perspectivas, que descrevem o apelo global da empresa para todos os seus principais públicos, quando comparados com a concorrência”.
Ao pesquisar noticias sobre Reputação, deparei-me com uma entrevista realizada a Rui Nabeiro, o principal rosto da Delta cafés. Gostaria de partilhar convosco a entrevista mas como não é possível, deixo aqui um excerto da mesma. Caso tenham interesse em ver a entrevista na integra basta aceder ao link que se encontra neste post.


“Sabendo que o sucesso depende da relação com as comunidades onde se insere, a delta tem vindo a investir em práticas ambientalmente sustentáveis, no voluntariado empresarial, em patrocínios e novas infra-estruturas. Uma atitude socialmente responsável que juntamente com atributos como a qualidade e imagem levaram a delta a ser novamente considerada a marca de confiança na categoria de cafés, no estudo das selecções Readers Digest”.



quarta-feira, 6 de maio de 2015

Fidelidade Seguros

"A Fidelidade foi considerada a seguradora com melhor reputação no mercado português pelo Reputation Institute. Para a realização deste estudo a consultora de reputação corporativa teve em consideração os produtos e serviços, a inovação, o ambiente de trabalho, o governo de sociedade, a responsabilidade social, a liderança e, por último, os resultados financeiros".
A reputação de uma empresa é construída de acordo com um conjunto de imagens que são desenvolvidas ao longo do ciclo da vida de uma organização. Assim, uma organização ao passar uma boa imagem, aumenta a sua credibilidade e torna o cliente/consumidor mais confiante.
Em suma, a reputação passa pelo crédito que o público dá a uma determinada empresa, o qual provêm de ações passadas que a empresa teve, que por sua vez vão influenciar as nossas ações futuras. (Fombrun, 1996).
Pode ler a notícia na íntegra no site de Imagens de Marca:




terça-feira, 5 de maio de 2015

Objetivos do desenvolvimento do Milénio

No dia 30 de Abril no âmbito da cadeira de Reputação e Responsabilidade Social foi realizada uma apresentação sobre os objectivos do Milénio.
Estes objetivos foram desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e teve o apoio de 191 nações.
A Organização das Nações Unidas é uma organização institucional fundada em 1945. Atualmente, a ONU é composta por 193 Estados Membros e o seu objectivo é “unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Dá aos países a oportunidade de tomar em consideração a interdependência mundial e os interesses nacionais na busca de soluções para os problemas internacionais.”
O ano 2000 foi um ano muito importante pois os Chefes de Estado e de Governo, reunidos a nível da Cimeira, aprovaram a declaração do Milénio.
Os Objetivos representam uma parceria entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, tendo em vista criar um clima, tanto a nível nacional como mundial, que conduza ao desenvolvimento e à eliminação da pobreza.

Assim, os objetivos de Desenvolvimento do Milénio são:
·        Erradicar a fome e a pobreza extrema;
·        Alcançar o ensino primário universal;
·        Promover a igualdade entre os sexos e o empoderamento das mulheres;
·        Reduzir a mortalidade infantil;
·        Melhorar a saúde materna;
·        Combater o VIH/Sida, Malária e outras doenças;
·        Sustentabilidade ambiental;
·        Parceria Mundial.

Termino esta publicação com um vídeo realizado pela ONU onde são visualizados os objetivos do desenvolvimento do Milénio para 2015.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Justiça Climática

Mais um vez venho falar sobre uma marca que é muito especial para mim, estou assim a falar da Ben&Jerry's.
A marca tem uma vertente social muito forte e uma das suas preocupações é na preservação do ambiente, a prova disso foi a introdução de embalagens ecológicas feitas em cartão 90% biodegradável e reciclável, estas embalagens foram batizadas de “Eco-pint”.

Hoje deixo aqui um vídeo curto mas que explica o porquê da importância da justiça e do movimento climático. Vejam o vídeo e assinem a petição que se encontra no site da Ben&Jerry's. Neste site encontram toda a informação sobre este tema que nos toca a todos.
 Se está derretido, está estragado. Não somos cientistas, mas pensamos que as calotas de gelo, tal como o gelado, estão no seu melhor estado congelados. 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Evento "Thank U Fair"

A Ben&Jerry's existe em Portugal desde 2005 e faz parte da grande multinacional Unilever
Ben e Jerry são dois amigos de infância e são loucos por gelados. Em 1978 tiveram a ideia de abrir uma gelataria num antigo posto de gasolina em Vermont.
Ben e Jerry conseguiram romper o estereótipo de que só se come gelados no verão e no seu primeiro ano conseguiram manter a loja e vender imensos gelados. Em 1979, para festejar o seu primeiro aniversário, os dois amigos tiveram a ideia de criar o "Free cone day" e ofereceram gelados a todas as pessoas. Essa iniciativa está presente até aos dias de hoje.
A Ben&Jerry’s não é uma simples marca de gelados, é uma marca divertida e que tem como objetivo alertar os consumidores para os problemas sociais e ambientais que existem. 
Este ano o free cone day em Portugal vai ser diferente, no dia 18 de Abril a Ben&Jerry's vai estar no Jardim do Príncipe Real e vai oferecer gelados a quem der um contributo a uma das oito associações presentes no evento. 
Toda a informação está disponível no evento criado pela marca no facebook. Sê solidário e participa nesta iniciativa. Os geladinhos ficam por nossa conta!!